quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Cascatinha Taunay


A cascatinha Taunay é a mais bela e maior queda d’agua do parque, ela possui 35 metros e é formada pela queda do Rio Tijuca que antigamente era chamado de Maracanã Cachoeira.

O nome da cascatinha é em homenagem ao artista Nicolas Antoine Taunay. O pintor veio para o Brasil em 1816 com a missão Artística Francesa, integrada por aristocratas que se estabeleceram na região. A família Taunay se apaixonou pelo belíssimo local e acabaram construindo uma residência ao lado da cachoeira que hoje é o restaurante Cascatinha. Taunay foi o primeiro grande nobre a vir para a floresta – na verdade ele foi o grande divulgador daquele local, organizando reuniões em sua casa para a corte.

A queda d’água pertencia ao Sítio da Cascatinha, propriedade da família Taunay. O topo da cascata, entretanto, era parte da Fazenda Bela Vista que pertenceu ao Visconde de Asseca até 1810, ao Conde de Gestas e ao espólio deste até 1850, ao Visconde de Souto até 1864, ao Conde de Bonfim até 1873, ao Barão de Mesquita até 1886, a Francisca Elisa de Mesquita até 1888 e ao Conselheiro Mayrink até à desapropriação do imóvel em 18 de maio de 1897. Foi a última desapropriação da Floresta da Tijuca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário